Curso de Aperfeiçoamento Profissional para Gestores de Contratos

O Curso de Aperfeiçoamento Profissional: Gestão de Contratos tem como principal objetivo capacitar profissionais para atuar na área de Contratos das empresas, bem como desenvolver e ampliar a capacidade técnica de profissionais que já trabalham na área mas que desejam aprofundar os seus conhecimentos.

Este curso foi estruturado visando atender às necessidades das empresas em contratar profissionais treinados e qualificados na área de Administração de Contratos. Por isso, seu conteúdo aborda desde princípios básicos que norteiam a Administração, passando por noções de orçamento e finanças, de modo que o executor de contrato tenha uma noção objetiva do desempenho de sua função.

Objetivo

Capacitar Profissionais responsáveis ou operadores pela gestão de contratos.

Outro objetivo do curso é conhecer a estrutura e as cláusulas essenciais, obrigatórias e necessárias para celebração de contrato, bem como elaborar contratos em consonância com a legislação pertinente e as necessidades da Administração. Cabe ainda ao processo executor planejar e dominar o uso de instrumentos e técnicas básicas aplicadas à gestão e fiscalização dos contratos e conhecer o papel do gestor dos contratos em consonância com as obrigações e com os cuidados que requer o de contratação.

Motivação

O gestor é o elo entre os serviços / compra licitados e a conquista de um resultado eficiente para o objetivo proposto. O treinamento oferecido apresenta todas as ações (contrato, fluxos, orçamento, checklists, etc) que cercam o assunto, trata das dúvidas específicas onde há troca de experiências entre os participantes e exposição de casos de sucesso e de insucesso de empresas.

Público-Alvo

Gestores e Operadores de Contratos com ou sem formação jurídica.

Metodologia

· Aulas dinâmicas;

· Exercícios práticos;

· Análise de casos reais de grandes empresas;

· Simulações;

Gestão de Contratos: (Empresa)

Como ajudar a organização a promover uma redução dos riscos jurídicos inerentes aos contratos, melhorando sua eficiência interna e seu resultado financeiro.

Objetivos Específicos

· Atuar tendo como base as principais noções jurídicas que um gestor ou colaborador precisa saber quando se envolve em negociação, formalização, cumprimento e acompanhamento dos contratos que dizem respeito à sua área de atuação.

· Conferir mais segurança e agilidade à sua atividade diária, bem como criar um maior valor à empresa como um todo, por meio do conhecimento das formalidades jurídicas básicas que precisam ser levadas em consideração pelo gestor ou colaborador.

· Compreender, para atuar da forma mais efetiva no dia-a-dia, a importância de uma boa gestão dos contratos em uma empresa, cuja gama de relações jurídicas é bastante numerosa.

· Identificar, com mais facilidade, os pontos de atenção que surgem nas várias fases contratuais, visando à antecipação de riscos jurídicos em geral.

· Melhorar e agilizar a execução de rotinas diárias relacionadas à gestão de contratos em geral.

· Tornar mais produtiva e eficiente a interação entre o gestor e o departamento jurídico/advogado que lhe assessora periodicamente;

· Desenvolver uma melhor compreensão das regras e princípios jurídicos relacionados a contratos em geral.

· Ser capaz de sugerir mudanças procedimentais e estratégias para gestão dos contratos sob sua responsabilidade.

Diferenciais

· A presença de profissionais de mercado especialmente convidados para comentarem aspectos pontuais do programa e com visões diferenciadas, mas totalmente complementares ao tópico em discussão.

· Abordagem e discussões e compreensão das regras jurídicas e das políticas relacionadas às principais regras e princípios que regem os contratos e as suas principais modalidades previstas em lei.

A quem se destina

· Profissionais que atuam como gestores, colaboradores e prestadores de serviços e que participam, direta ou indiretamente, das diversas fases dos contratos firmados na empresa;

· Fazem a gestão dos contratos, das bases contratuais, do ciclo de vida do contrato, responsáveis inclusive pelo encerramento do contrato.

· Ainda não tenham participado de qualquer das referidas fases contratuais e que venham a ter um papel posterior em qualquer uma dessas fases.

· Ocupam cargos gerenciais de empresas privadas.

· Possuam formação jurídica ou não, e que desejem aprender, de maneira resumida, a técnica e a prática atualizadas, aplicadas às principais regras e princípios existentes e que afetam o dia-a-dia de um gestor ou operador responsável pela gestão de contratos.

· Gestores que necessitem aperfeiçoar sua atuação, alinhada ao contexto jurídico da organização. Que busquem discutir e aprimorar sua atividade diária de elaboração, consulta, revisão e gestão de contratos sob sua responsabilidade.

Pré-requisitos

· Gestores de Contratos com ou sem formação jurídica.


Entre em contato conosco.